Curiosidades de Trindade
VOCABULÁRIO CAIÇARA
Caiçara: A palavra caiçara tem origem tupi – kaisara, nome dado para uma armação com várias estacas de madeira que protegiam as tabas (casas dos índios) ou até aldeias inteiras.
Este também é o nome de uma armadilha para peixes feita com galhos de árvores.
01- Esperar o jazigo: esperar a calma do mar entre as séries de ondas.
02- Jundu: lugar da praia onde o mar, depois da maré alta ou de uma ressaca, deposita restos de lixo e material orgânico.
03- Samburá: cesto grande, feito de trançado de cipó, taboa ou timupeva, utilizado para carregar o peixe depois da pesca.
04- Big-di: beija-flor
05- Picuí: farelo, resto de peixe.
06- Quirera: sobra de mandioca que se dá para as galinhas comerem.
07- Aloito: bagunça
08- Urgia: barulho
09- terralhão: vento
10- peixão: mulher bonita
11- tribujão: temporal
12- saquité: bolsinha feita de retalhos de tecido para carregar aspilotas: pedrinhas redondas utilizadas para jogar em um brinquedo de madeira chamado bodoque.
13- mundéu: armadilha de madeira para pegar animais maiores como cotias e tatus.
14- tigüera brava: mata muito fechada e difícil de passar, cheia de cipós , urtigas. Também usada para definir mulher feia.
PEIXES
Sargento, frade, corvina, marimba, xarelete, xaréu, olhete, olho de boi, tainha, peixe espada, cavalinha, cavala, linguado, budião, paratí, badejo, garoupa, sardinha, sororoca, caranha, sargo, carapau, moréia, raia manteiga, raia siri, cação viola, cação anjo e outros.
AVES
Atobá, fragata, garça, quero-quero, gaivota, tuim, João-de-barro, bem-te-vi, andorinha, maçarico branco, tucano, jacu, perequito verde, beija-flor preto e branco, tié-sangue, martim-pescador e outros.
MAMÍFEROS
Anta, capivara, cateto, cutia, gato do mato, lontra, macaco prego, onça parda, preguiça, queixada, sagüi, tatu.
Pedras que dão Formas
Saindo de barco da Praia do Meio, na costeira para a Praia do Cachadaço,você observa 5 pedras redondas, com tamanho decrescente, que lembram o Pé de um Gigante.
Localizada na Praia de Fora, uma pedra esculpida pelo tempo, da forma a um sapo, conhecida como Pedra do Sapo.
Localizada na divisa de estado RJ-SP, para quem olha da Praia Do Meio, uma pedra com formação Natural, é muito semelhante à cabeça de um Indio.
Para quem olha da Praia de Fora, ou Praia dos Ranchos, uma ilha de pedra, da forma a um Rato. Sua vegetação ajuda no contorno dos detalhes. Conhecida como Ilha do Rato.
Porque Piscina Natural do Caixa D’aço? “Cachadaço” ?
Diz a Lenda, que os Portugueses para fugirem dos piratas, escondiam seus barcos dentro da Piscina. Assim não eram saqueados pelos piratas.
Dai vem o nome Caixa D’aço.
Porque praia do Cepilho?
O nome Cepilho, vem do formato da pedra do canto esquerdo , que lembra a ferramenta usada para alisar madeira, e que os caiçaras usam para fazer canoas, cujo nome é Cepilho.
Porque Trindade?
Diz a “lenda” que o nome Trindade, vem das três pontas que formam a Vila de Trindade.
São elas, a ponta da Praia Brava, a ponta da Praia dos Ranchos, e a ponta da cabeça do Índio.